Posted by : dR.mIX² quarta-feira, abril 24, 2013


titanic-movie-ship
Como todo mundo que já brincou com sistemas dinâmicos sabem, equações enganosamente simples podem ser a base de fenômenos complexos, mas interação entre os elementos desses sistemas é assustadoramente complexa de computar. Por isso toda simulação em computação gráfica é uma simplificação, mas mesmo isso come CPU a rodo.


Um belo dia um pessoal desenvolveu um chip dedicado para processamento de equações físicas, e a nVidia, que não é boba nem nada, comprou a empresa e integrou a tecnologia PhysX em suas placas de vídeo high-end. O resultado são partículas, tecidos, líquidos, deformações e outros efeitos que ajudam a tornar os jogos mais realistas, mas a coisa não pára por aí.
Os pesquisadores continuam a aprimorar a tecnologia, mas simulação realista de coisas como fogo e água exigem cálculos intensivos e não são possíveis em tempo real, até prova em contrário.
A prova em contrário veio com uma técnica chamada Position Base Dynamics, desenvolvida por matemáticos da PhysX e que será apresentada na SIGGRAPH 2013. O mais lindo não é nem a movimentação do líquido simulado, mas isso estar rodando em tempo real usando apenas uma placa 3D comum.
No final demonstram o efeito em um aquário, que é quebrado para a água vazar. O vidro partindo é resultado de uma técnica criada pelo Dr. Matthias Müller-Fischer, da nVidia Suíça, chamada Real Time Dynamic Fracture. Dá para entender tudo (mentira, não dá) lendo o paper descrevendo a técnica.
Veja a demonstração, também rodando em tempo real:
Depois que a técnica for assimilada pelos programadores que desenvolvem engines como o Unreal, teremos chance de esperar que em mais alguns anos, talvez umas duas ou três gerações de placas gráficas adiante, tenhamos finalmente mundos realmente destruíveis, a grande promessa nunca cumprida dos videogames.
Fonte: PhysX.

Popular Post

Blogger templates

Blog Archive

Sample text

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Ta lendo isso então anuncie aqui

About

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Super Promoção

Visitas Pelo Mundo

PageRank

StatCounter

View My Stats

Parcerias 1000 Grau!

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Twitter

Ads 468x60px

Followers

Featured Posts

- Copyright © #ROL - RITALINA ON LINE -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -